OUTUBRO ROSA – A SAÚDE NÃO TEM GÉNERO

A importância do Outubro Rosa

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, uma iniciativa mundial de sensibilização para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama.

A mensagem é dirigida sobretudo às mulheres, mas é importante recordar que os homens também podem ser diagnosticados com esta doença, representando cerca de 1% dos casos.

Conciliação entre saúde e trabalho

Seja mulher ou homem, qualquer trabalhador pode enfrentar dificuldades em compatibilizar consultas, exames e tratamentos com os seus horários de trabalho. O receio de perder remuneração ou de sofrer consequências profissionais leva, por vezes, à postergação de exames de rastreio, essenciais para a deteção precoce da doença.

Direitos laborais e apoio sindical

A legislação laboral prevê mecanismos que permitem justificar ausências para consultas e exames, garantindo a proteção da saúde sem penalização. O SITESE, através da negociação coletiva, tem procurado reforçar estes direitos, garantindo melhores condições para que a saúde seja sempre uma prioridade.

Saúde e dignidade no trabalho

O cancro da mama não tem género. Cuidar da saúde não é um privilégio — é um direito fundamental. A conciliação entre vida profissional e cuidados de saúde deve ser respeitada e protegida, assegurando que nenhum trabalhador ou trabalhadora tenha de escolher entre o emprego e a sua vida.

O Papel do Sindicato

O SITESE está ao lado de todos os trabalhadores, garantindo que os direitos à saúde e ao descanso são respeitados, e promovendo sempre a conciliação entre vida profissional e pessoal.

Fortaleça a defesa dos seus direitos

Scroll to Top